Educação Infantil

Educação Infantil


Na Educação Infantil, a criança experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar de crescer em sabedoria. A nossa escola aguça a curiosidade da criança e diz a ela “olha que interessante é a vida!”.

Sempre numa parceria com a família e em ambiente acolhedor e de confiança, trabalhamos para que o nosso aluno seja uma criança, ativa e questionadora, sem impor limites a sua curiosidade afinal, é desde esta tenra idade, que se deve estimular o desenvolvimento da autoestima, da autonomia e do pensamento reflexivo da criança.

O desenvolvimento da autonomia é considerando, no processo de aprendizagem, de grande valor, pois a criança tem interesses e desejos próprios e é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Ao incluir o brincar no processo educativo conduzimos a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. Brincando ela aprende a conhecer a si, o outro e o mundo, o movimento, a linguagem oral e escrita, a matemática, as artes visuais, a música, ressaltando a construção da cidadania e da consciência do seu papel na preservação do ambiente.

Para o alcance de resultados efetivos no ensino não pode haver improviso! É necessário um planejamento sério e bem estruturado afinal, a educação infantil é o período mais precioso da vida! É justamente nesta fase que está se formando a identidade da criança!

Nossos profissionais (com quase toda uma vida profissional dedicada à Oficina do Saber) promovem rotinas baseadas numa proposta pedagógica que é muito bem fundamentada. Sabemos que o contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado. E, portanto, é nossa preocupação não só o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, mas também o desenvolvimento psíquico e a formação do caráter! Conosco nossos sabidinhos “Aprendem a ser e a conviver”. É a fase do ‘como’: como eu escovo os dentes, como eu lavo as mãos, como eu seguro o lápis, como eu faço cálculos, como eu brinco, como eu corro, como eu pulo. Ou seja: “como sou”, “como devo ser” e “como faço para ser”. Dedicamos-nos muito a esta etapa porque sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro (desenvolve suas capacidades motoras, afetivas, de relacionamento social, etc.).

Com base nos “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil”, em estudos constantes e pesquisas, em cursos de atualização permanente buscamos consolidar a cada ano a nossa competência profissional! Anualmente, repensamos e atualizamos o currículo da Educação Infantil e propomos projetos diferenciados para garantir que o nosso currículo seja de excelente nível e ajustado à realidade dos alunos e do mundo. Queremos oferecer um ensino de qualidade que realmente promova em nossos sabidinhos o efetivo desenvolvimento de suas capacidades de ordem física, cognitiva, ética, estética, afetiva, de relação interpessoal, de inserção social, de reconhecimento do seu papel na preservação e na sustentabilidade do meio ambiente.

A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem e deixa a criança pronta para aprender.

A educação infantil tem-se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental.

Venha fazer parte da família Oficina do Saber e conte com o nosso empenho para educar o seu sabidinho!

Horário de Entrada e Saída dos Alunos:
1º TURNO: 8h às 12h
2º TURNO: 13h30min às 17h30min

A pontualidade quer à entrada, quer à saída, permite que o aluno não seja prejudicado e possa participar de todas as atividades programadas. Em caso de atraso na hora da entrada, o aluno deverá ser conduzido até a sua sala de aula por um funcionário da secretaria da escola. NÃO É PERMITIDA A ENTRADA DO RESPONSÁVEL nas salas, pois atrapalha o desenvolvimento das aulas. Os alunos que utilizam TRANSPORTE ESCOLAR TAMBÉM DEVEM RESPEITAR os horários de entrada e saída. A pessoa encarregada de buscar o aluno na escola deve ser apresentada à professora da turma, à direção e ao profissional responsável pela entrada e saída dos alunos.

Importante!
Na Ficha de Cadastro do Aluno da Secretaria deve estar registrado o nome das pessoas que estão autorizadas a buscar a criança, as quais ao apanhar o aluno devem apresentar a identidade para que possam ser identificadas e o aluno lhes seja entregue. A hora da saída é feita com muita atenção e, portanto, a direção pede que uma vez entregue ao responsável, O ALUNO NÃO ENTRE E FIQUE CORRENDO NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.

Em caso de atraso do aluno
Solicitamos que os alunos usuários de condução escolar respeitem o horário estabelecido pela escola. O responsável deve comunicar à direção da escola o motivo do atraso.

O aluno tem 15 MINUTOS de tolerância na hora da entrada. Haverá cobrança de taxa de hora extra para alunos que excederem o período de tolerância (15 min.).

Dispensa fora do horário da saída
Caso o aluno necessite ser dispensado fora do horário normal de aula, o responsável deverá solicitar, por escrito, à direção da escola.

 

Valores Norteadores do Processo Educacional


Escola é lugar de aprendizagem, de encontro e de troca!

O nosso processo educacional caracteriza-se por meio dos valores: Presença Significativa: promove a aproximação das pessoas pelo cultivo dos laços de cuidado e ternura, visando construir uma sólida relação de confiança marcada por uma presença atenta e acolhedora.

Espírito de Família: permite construir uma comunidade pela valorização das ações coletivas, pela autonomia responsável, pela flexibilidade, pela ajuda mútua e pelo perdão.

Amor ao Trabalho: ensina que o trabalho é um meio de realização pessoal/profissional e contribui para o bem-estar da sociedade.

Justiça: estimula a formação integral do ser humano e do bem comum, o bom uso de todos os bens e recursos, sobretudo quando pautada nos valores cristãos.

Simplicidade: ajuda a compreender melhor nossas potencialidades e limitações, a nos fazermos aptos a aceitar os outros, por ser uma síntese entre ser e agir, o que nos auxilia a sermos íntegros e autênticos.

Espiritualidade: constrói o modo como compreendemos o mundo, a natureza, as pessoas e Deus, vendo-a como força propulsora de nossa vida.Nessa perspectiva, visamos a educação integral de crianças e adolescentes, articulando fé, cultura e vida, e contribuimos para o desenvolvimento da consciência crítica, favorecendo as relações, o posicionamento, a valorização do sentido da vida.

Princípios Educativos

Cooperação: Acreditamos que a educação tem como função primeira fazer com que os indivíduos descubram o seu papel enquanto pessoas que constroem sua história. Entendemos que aqueles que vivem em um ambiente democrático, assumindo responsabilidades e se envolvendo com o coletivo, irão se tornar pessoas comprometidas com uma sociedade mais justa e coerente.

Afetividade: Não conseguimos separar aprendizagem da relação afetiva. Somente em um clima de afeição e de respeito o ser humano é capaz de superar e de produzir significativas aprendizagens.O conhecimento humano passa necessariamente pelo outro, pelos outros que fazem parte do seu contexto social e a escola precisa ser um local agradável e prazeroso para o aluno, proporcionando, a cada instante, situações que o desafiem e que satisfaçam seus interesses e necessidades.

Comunicação: O diálogo é o respeito e o entendimento de que todos têm o que dizer. Queremos garantir a fala de nossos alunos para que eles também aprendam a ouvir e a respeitar o outro, para que incorporem em suas vidas que todos têm direito de ser ouvidos e respeitados em suas opiniões. Respeitamos as pessoas a partir de suas histórias e vivências, permitindo o crescimento mútuo através da livre expressão, da crítica e da autocrítica e, por isso, buscamos as falas dos diferentes personagens que fazem parte da comunidade educativa, sejam adultos ou crianças, alunos, pais, professores e funcionários.

Registro: Para nós, tudo o que é descoberto, vivido e produzido tem um enorme valor e precisa ser registrado, para que possa ser trocado, acrescido e modificado. Quando os nossos alunos se conscientizam do papel de cada um na história de cada grupo, sua responsabilidade e seu trabalho assumem um novo valor.

Nossa proposta almeja a formação de leitores críticos e escritores criativos, exige o cidadão leitor do mundo e fazedor/escritor da história.

Cidadania: Educar para a vida é uma frase bastante empregada e faz parte do senso comum. Queremos educar na vida, respeitando cada indivíduo como sujeito político desde cedo.

A escola precisa trabalhar a autonomia e a emancipação, em vez da dominação e da dependência, e garantir a formação de valores éticos e estéticos mais do que apenas transmitir informações, muitas vezes até obsoletas.

O cidadão de hoje precisa ser sujeito do mundo, antenado com tudo o que acontece a sua volta. Precisa desenvolver sua autonomia e assegurar o seu direito ao questionamento, à dúvida e ao erro, encarando o erro como um passo para novos caminhos.

O que queremos: A Oficina do Saber é uma escola sócio e ambientalmente responsável, comprometida em assegurar Excelência no Ensino e existe para despertar competências e desenvolver habilidades cognitivas e emocionais e formar o caráter. Busca caminhar de mãos dadas com a família e ter boa comunicação e um bom relacionamento com todos da comunidade escolar.

Os valores e princípios cristãos norteiam nossa ação pedagógica, pois acreditamos que o nosso comportamento deve refletir:
• O Amor ao próximo, a solidariedade, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade, a justiça e o domínio próprio.
• Compromisso com a sustentabilidade do planeta.
• Ensinar com dedicação e responsabilidade científica.

A nossa escola respeita a individualidade de cada aluno e promove:
• O aprender a aprender.
• O desenvolvimento de suas potencialidades.
• O despertar do raciocínio lógico matemático.
• A competência leitora, oralidade e a escrita.
• A formação do auto conceito positivo.
• O uso da criatividade.
• A preparação para o diálogo.
• A formação de um grupo social.
• O desenvolvimento da capacidade de criticar e ser criticado.
• A prática da competição sem rivalidade.
• Respeitar às diferenças.
• O exercício da autonomia e da escolha.

Queremos que com o nosso trabalho educacional os nossos alunos:
• Apropriem-se do conhecimento socialmente construído, vivendo a escola como espaço de discussão e partilha do saber.
• Ampliem sua própria capacidade de conhecer, atuando continuamente sobre diferentes objetos do conhecimento.
• Relacionem dados, fatos e conceitos das diversas ciências, utilizando os conhecimentos adquiridos como instrumental de reflexão crítica sobre a realidade.
• Expressem sua postura crítica e sua criatividade, ousando se contrapor a estereótipos e padrões rígidos de ordem estética, social e cultural.

Incentivamos nos alunos a vontade de buscar novos caminhos e soluções positivas para o país, para a diminuição das diferenças sociais e para uma convivência mais digna e justa. A cada ano, vários projetos de conscientização da responsabilidade social são propostos às turmas.