Projeto Pedagógico e Metodologia

Nosso projeto pedagógico é consistente, com uma concepção clara de educação, e o aprendizado é feito através de projetos de ensino.Em nosso projeto pedagógico abordamos as transformações sociais, através das linguagens, das ciências e da compreensão das inter-relações existentes entre os fenômenos sociais.

Buscamos a idealização de projetos, que englobam aspectos sociais vividos pelos alunos, que ao se sentirem compreendidos em seus ideais, valorizados no seu potencial, desenvolvem autoestima e passam a estudar mais. Entusiasmam-se porque sabem que a nossa escola entende, inteligentemente, que deve trazer para dentro dela o que os alunos mais gostam de fazer fora dela. A nossa escola coloca-se com competência, utilizando-se de diversas estratégias, para orientar, para ensinar valores, comportamentos sociais saudáveis. O aluno, na escola, aprendendo, divertindo-se e desenvolvendo suas tendências, ficará preso a ela, afastando-se das más influências da rua.

Nosso currículo busca ser plural, atualizado, contemplando as várias áreas do saber, com inclusão dos temas transversais. Trabalhamos com temas transversais, como ética, cidadania, direitos humanos, meio ambiente e outros. Utilizamos-nos do currículo, dos métodos de trabalho, das atividades, dos materiais, para ensinar o aluno a pensar a refletir de forma contínua sobre o contexto cultural que o cerca. Procuramos retratar a comunidade, observar aptidões, tornarmo-nos solidários, participando dos problemas mundiais. Levamos para o currículo assuntos de relevância social.

A nossa linha pedagógica não é exclusiva, seja considerando a metodologia tradicional ou a socioconstrutivista, acabamos por mesclar diversas linhas para atender os diversos momentos da aprendizagem. Consideramos muito importante respeitar a individualidade de cada aluno e desenvolver a sua potencialidade, respeitar as diferenças individuais, as habilidades, interesses e preferência de cada um. O aluno, ao ter sua individualidade respeitada, sente-se um vencedor. Procuramos desenvolver um currículo com adaptação às mudanças da sociedade, como um todo.

O aluno é sempre parte ativa no processo de aquisição do conhecimento – é ele quem dará as respostas aos fenômenos que o cerca. Por isso, a nossa escola está em permanente diálogo com o que está acontecendo no mundo, sem perder os seus alicerces, suas funções primeiras, como a educação formal, a disciplina no trabalho, a formação intelectual e cultural dos alunos.

Metodologia

A nossa escola é uma instituição receptiva, não uma ilha isolada. Compartilha da vida de seus alunos e familiares e acredita que havendo empatia e trabalho conjunto escola-família o aluno é beneficiado e cresce em sabedoria e capacidades.

Em nossa metodologia educacional nos preocupamos com a contextualização do currículo. A contextualização leva à resolução dos problemas do dia-a-dia e coloca os objetivos do ensino próximos da sala de aula. O nosso currículo considera a cultura compartilhada, incluindo a informal, onde a leitura de jornais e revistas é parte integrante, onde as experiências vividas pelo aluno devem ser consideradas.

A nossa didática não exclui elementos importantes da teoria tradicional e aborda a teoria construtivista, a teoria sócio-interacionista, que vê o indivíduo como resultante de um processo sócio-histórico, resultante do meio em que vive. Deixá-lo se desenvolver no seu meio, de acordo com seu potencial, é um de seus grandes primados. Nosso trabalho pedagógico está orientado a trabalhar com temas transversais, como ética, cidadania, direitos humanos, meio ambiente e outros. Utilizamos-nos do currículo, dos métodos de trabalho, das atividades, dos materiais, para ensinar o aluno a pensar a refletir de forma contínua sobre o contexto cultural que o cerca e para se perceber como um ser atuante.

Os livros didáticos observam a realidade concreta do aluno, estimulando a aprendizagem. A educação contextualizada dá sentido às áreas do conhecimento. O aluno acaba entendendo o motivo de estar aprendendo determinado assunto e passa a se interessar por ele, a tomar gosto pelo estudo. A escola dessa maneira passa a usar uma boa estratégia de inclusão, aborda o preceito “conhecer para valorizar”.

Nossa escola, coloca em prática atividades e cria projetos que vão de encontro ao perfil do aluno, de suas características, despertando assim seu interesse, atraindo-o ao ensino. Ela está sempre aberta a novas táticas de abordagem e busca atuar de forma integrada e responder aos anseios dos alunos, desenvolvendo suas competências e habilidades,e respondendo aos anseios da comunidade, integra-se e ajusta-se à sua clientela.