Sobre

A trajetória do JARDIM ESCOLA OFICINA DO SABER começa em 1 de outubro de 1993 com uma proposta de pensar uma educação alternativa e voltada para a formação de um cidadão para novos tempos por meio da prática de valores e comportamentos universalmente reconhecidos.

Nossa escola nasceu da dedicação e da paixão de uma pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que aprofundou seus estudos e sua prática educativa em Portugal. Cheia de ideais e ideias somou esforços para criar uma escola movida pela vontade de dar aos alunos uma educação de qualidade e excelência que oferecesse em sua prática educacional um tratamento carinhoso, individualizado e, ao mesmo tempo, disciplinador.

A Oficina do Saber mantém uma postura de reflexão permanente e gosta de se pensar como Uma escola que se renova a cada dia e se aprimora mais e mais, acompanhando os estudos sobre o desenvolvimento humano e os diferentes estilos de aprendizagem, sobre gestão educacional e pedagógica e como organizar o tempo e o espaço da escola para garantir a aprendizagem significativa de seus alunos. Dedica o máximo de esforço a fazer um ensino prazeroso e lúdico, que investe na literatura infantil, na poesia e na música, em jogos e atividades desafiadoras. É assim que mantém a sua tradição e conquista o reconhecimento da comunidade como uma escola capaz de oferecer uma excelente formação acadêmica e pessoal.

Nosso trabalho pedagógico está orientado a trabalhar com temas transversais, como ética, cidadania, direitos humanos, meio ambiente e outros. Utilizamos-nos do currículo, dos métodos de trabalho, das atividades, dos materiais, para ensinar o aluno a pensar e a refletir de forma contínua sobre o contexto cultural que o cerca para que possa se perceber como um ser atuante e transformador.

Hoje, a nossa escola funciona do Maternalzinho ao 5º ano do Ensino Fundamental I com turmas pequenas e professores extremamente experientes, com quase toda uma vida profissional dedicada à Oficina do Saber. E, a partir de 2016, em virtude do grande apelo dos pais e alunos, implementamos o Ensino Fundamental II.

Nossa proposta considera a interdisciplinaridade e a contextualização, o desenvolvimento de habilidades e competências. Possuímos um Projeto Pedagógico Progressista visando o Ensino Por Competências numa Pedagogia Diferenciada. A nossa didática não exclui elementos importantes da teoria tradicional e aborda a teoria construtivista, a teoria sócio-interacionista, que vê o indivíduo como resultante de um processo sócio-histórico, resultante do meio em que vive. Procuramos ser capazes de atender a cada aluno de acordo com seu potencial e valorizando as múltiplas inteligências.

Cremos firmemente que a cobrança deve acontecer desde cedo; para isso, fornecemos todo o acompanhamento necessário para que nossas crianças conquistem logo sua autonomia e assumam suas responsabilidades em relação ao estudo. Procuramos ser capazes de atender a cada aluno de modo diferenciado e promovendo aulas de apoio e recuperação paralela para que se supere sempre.

Trabalhamos com avaliações formais a partir da turma de Educação Infantil I, intensificando-as quando os alunos chegam ao Ensino Fundamental e propomos a autoavaliação como meio de tomada de consciência do que é preciso aprender.

A Oficina do Saber já é uma referência em termos de ensino e o que mais nos orgulha é saber que formamos amigos. Recebemos, com bastante frequência, alunos que concluíram nosso ensino em anos anteriores, que vêm nos visitar movidos pelo carinho e pela consideração que sempre foi enorme entre todos nós.

Quem faz a educação são as pessoas. É nisso em que acreditamos. Temos muito orgulho do nosso grupo de profissionais, que são os maiores responsáveis por nosso sucesso. Com eles, é fácil cumprir nosso maior objetivo como educadores, que é o de formar pessoas competitivas, éticas e com boa base de aprendizagem.

Se você partilha desta filosofia e deseja um lugar em que seu filho seja conhecido por todos, este é o lugar ideal! Esperamos que você venha nos visitar em breve.

A Diretora, Edite Filipe.