Ensino Fundamental
A sociedade do conhecimento exige uma educação de qualidade e excelência. Nossa prática pedagógica é criteriosa, ressaltando princípios, programas, metodologias, funcionamento, capazes de produzir uma aprendizagem atualizada, prática e eficaz. Somos uma escola que desenvolve a inteligência crítica, estimula a criatividade e o compromisso social. Oferecemos um ambiente prazeroso, alegre, acolhedor e temos um perfil de família, mantendo um bom relacionamento com os pais e com a comunidade.
Todo o processo educativo se inicia a partir da vivência e da realidade da criança e do adolescente e objetiva estimular a potencialidade do aluno, desenvolver o espírito crítico, possibilitando ao aluno autonomia para transpor barreiras e enfrentar desafios. Queremos uma escola que alimente nos jovens a curiosidade, a vontade de trabalhar e de dar respostas às questões formuladas, em que cada aluno perceba que é capaz e inteligente e apto ao sucesso, na exigente sociedade do conhecimento. Ao estimular o pensar, ao provocar o pensamento crítico e o discurso consciente, pretendemos que o nosso aluno se torne um cidadão participativo e solidário, um cidadão consciente do seu papel e capaz de fazer a diferença, em sua vida adulta e no mundo.
“A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)… põe ênfase na aprendizagem, no resultado do ensino e não propriamente no ensino. Queremos, hoje, uma escola que forme, que descubra potencialidades, que exercite talentos, na direção da criatividade, da criticidade. Uma escola que se afaste do conhecimento pronto e acabado, do enciclopedismo, que recrie a cultura junto com o aluno.
Nossa Escola é uma instituição especial que busca criar condições para o aluno se desenvolver com naturalidade e prazer! É uma escola que quer a inserção do seu aluno, hoje vivendo uma sociedade complexa, de profundas modificações culturais, como sujeito de um processo onde o conhecimento é importante para o sucesso na vida. Buscamos conduzir o aluno para o aprimoramento de suas atitudes e conceitos. Queremos formar cidadãos que saibam pensar, ouvir o outro e respeitar o diferente.
Nosso corpo docente, é composto por professores titulados, experientes e nossa equipe pedagógica é interdisciplinar: pedagogos,psicopedagogos, psicólogos,fonoaudiólogos e outros. É a competência e motivação dos professores e de toda a equipe que nos conduz ao sucesso dos projetos e à consolidação de um currículo de qualidade para a educação fundamental. Valorizamos o papel do professor como um mediador da aquisição do conhecimento que estimula o aprendizado para a vida. Entretanto, também valorizamos a parceria com a família para alcançar sucesso e garantir um ótimo desenvolvimento escolar do aluno.
A nossa didática não exclui elementos importantes da teoria tradicional e aborda a teoria construtivista, a teoria sócio-interacionista, que vê o indivíduo como resultante de um processo sócio-histórico, resultante do meio em que vive. Deixá-lo se desenvolver no seu meio, de acordo com seu potencial, é um de seus grandes primados.
Horários de Funcionamento
Horário de Entrada e Saída dos Alunos:
1º TURNO: 8h às 12h
2º TURNO: 13h30min às 17h30min
A pontualidade quer à entrada, quer à saída, permite que o aluno não seja prejudicado e possa participar de todas as atividades programadas. Em caso de atraso na hora da entrada, o aluno deverá ser conduzido até a sua sala de aula por um funcionário da secretaria da escola. NÃO É PERMITIDA A ENTRADA DO RESPONSÁVEL nas salas, pois atrapalha o desenvolvimento das aulas. Os alunos que utilizam TRANSPORTE ESCOLAR TAMBÉM DEVEM RESPEITAR os horários de entrada e saída. A pessoa encarregada de buscar o aluno na escola deve ser apresentada à professora da turma, à direção e ao profissional responsável pela entrada e saída dos alunos.
Importante!
Na Ficha de Cadastro do Aluno da Secretaria deve estar registrado o nome das pessoas que estão autorizadas a buscar a criança, as quais ao apanhar o aluno devem apresentar a identidade para que possam ser identificadas e o aluno lhes seja entregue. A hora da saída é feita com muita atenção e, portanto, a direção pede que uma vez entregue ao responsável, O ALUNO NÃO ENTRE E FIQUE CORRENDO NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA.
Em caso de atraso do aluno
Solicitamos que os alunos usuários de condução escolar respeitem o horário estabelecido pela escola. O responsável deve comunicar à direção da escola o motivo do atraso.
O aluno tem 15 MINUTOS de tolerância na hora da entrada. Haverá cobrança de taxa de hora extra para alunos que excederem o período de tolerância (15 min.).
Dispensa fora do horário da saída
Caso o aluno necessite ser dispensado fora do horário normal de aula, o responsável deverá solicitar, por escrito, à direção da escola.
Valores Norteadores do Processo Educacional
Escola é lugar de aprendizagem, de encontro e de troca!
O nosso processo educacional caracteriza-se por meio dos valores: Presença Significativa: promove a aproximação das pessoas pelo cultivo dos laços de cuidado e ternura, visando construir uma sólida relação de confiança marcada por uma presença atenta e acolhedora.
Espírito de Família: permite construir uma comunidade pela valorização das ações coletivas, pela autonomia responsável, pela flexibilidade, pela ajuda mútua e pelo perdão.
Amor ao Trabalho: ensina que o trabalho é um meio de realização pessoal/profissional e contribui para o bem-estar da sociedade.
Justiça: estimula a formação integral do ser humano e do bem comum, o bom uso de todos os bens e recursos, sobretudo quando pautada nos valores cristãos.
Simplicidade: ajuda a compreender melhor nossas potencialidades e limitações, a nos fazermos aptos a aceitar os outros, por ser uma síntese entre ser e agir, o que nos auxilia a sermos íntegros e autênticos.
Espiritualidade: constrói o modo como compreendemos o mundo, a natureza, as pessoas e Deus, vendo-a como força propulsora de nossa vida.Nessa perspectiva, visamos a educação integral de crianças e adolescentes, articulando fé, cultura e vida, e contribuimos para o desenvolvimento da consciência crítica, favorecendo as relações, o posicionamento, a valorização do sentido da vida.
Princípios Educativos
Cooperação: Acreditamos que a educação tem como função primeira fazer com que os indivíduos descubram o seu papel enquanto pessoas que constroem sua história. Entendemos que aqueles que vivem em um ambiente democrático, assumindo responsabilidades e se envolvendo com o coletivo, irão se tornar pessoas comprometidas com uma sociedade mais justa e coerente.
Afetividade: Não conseguimos separar aprendizagem da relação afetiva. Somente em um clima de afeição e de respeito o ser humano é capaz de superar e de produzir significativas aprendizagens.O conhecimento humano passa necessariamente pelo outro, pelos outros que fazem parte do seu contexto social e a escola precisa ser um local agradável e prazeroso para o aluno, proporcionando, a cada instante, situações que o desafiem e que satisfaçam seus interesses e necessidades.
Comunicação: O diálogo é o respeito e o entendimento de que todos têm o que dizer. Queremos garantir a fala de nossos alunos para que eles também aprendam a ouvir e a respeitar o outro, para que incorporem em suas vidas que todos têm direito de ser ouvidos e respeitados em suas opiniões. Respeitamos as pessoas a partir de suas histórias e vivências, permitindo o crescimento mútuo através da livre expressão, da crítica e da autocrítica e, por isso, buscamos as falas dos diferentes personagens que fazem parte da comunidade educativa, sejam adultos ou crianças, alunos, pais, professores e funcionários.
Registro: Para nós, tudo o que é descoberto, vivido e produzido tem um enorme valor e precisa ser registrado, para que possa ser trocado, acrescido e modificado. Quando os nossos alunos se conscientizam do papel de cada um na história de cada grupo, sua responsabilidade e seu trabalho assumem um novo valor.
Nossa proposta almeja a formação de leitores críticos e escritores criativos, exige o cidadão leitor do mundo e fazedor/escritor da história.
Cidadania: Educar para a vida é uma frase bastante empregada e faz parte do senso comum. Queremos educar na vida, respeitando cada indivíduo como sujeito político desde cedo.
A escola precisa trabalhar a autonomia e a emancipação, em vez da dominação e da dependência, e garantir a formação de valores éticos e estéticos mais do que apenas transmitir informações, muitas vezes até obsoletas.
O cidadão de hoje precisa ser sujeito do mundo, antenado com tudo o que acontece a sua volta. Precisa desenvolver sua autonomia e assegurar o seu direito ao questionamento, à dúvida e ao erro, encarando o erro como um passo para novos caminhos.
O que queremos: A Oficina do Saber é uma escola sócio e ambientalmente responsável, comprometida em assegurar Excelência no Ensino e existe para despertar competências e desenvolver habilidades cognitivas e emocionais e formar o caráter. Busca caminhar de mãos dadas com a família e ter boa comunicação e um bom relacionamento com todos da comunidade escolar.
Os valores e princípios cristãos norteiam nossa ação pedagógica, pois acreditamos que o nosso comportamento deve refletir:
• O Amor ao próximo, a solidariedade, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade, a justiça e o domínio próprio.
• Compromisso com a sustentabilidade do planeta.
• Ensinar com dedicação e responsabilidade científica.
A nossa escola respeita a individualidade de cada aluno e promove:
• O aprender a aprender.
• O desenvolvimento de suas potencialidades.
• O despertar do raciocínio lógico matemático.
• A competência leitora, oralidade e a escrita.
• A formação do auto conceito positivo.
• O uso da criatividade.
• A preparação para o diálogo.
• A formação de um grupo social.
• O desenvolvimento da capacidade de criticar e ser criticado.
• A prática da competição sem rivalidade.
• Respeitar às diferenças.
• O exercício da autonomia e da escolha.
Queremos que com o nosso trabalho educacional os nossos alunos:
• Apropriem-se do conhecimento socialmente construído, vivendo a escola como espaço de discussão e partilha do saber.
• Ampliem sua própria capacidade de conhecer, atuando continuamente sobre diferentes objetos do conhecimento.
• Relacionem dados, fatos e conceitos das diversas ciências, utilizando os conhecimentos adquiridos como instrumental de reflexão crítica sobre a realidade.
• Expressem sua postura crítica e sua criatividade, ousando se contrapor a estereótipos e padrões rígidos de ordem estética, social e cultural.
Incentivamos nos alunos a vontade de buscar novos caminhos e soluções positivas para o país, para a diminuição das diferenças sociais e para uma convivência mais digna e justa. A cada ano, vários projetos de conscientização da responsabilidade social são propostos às turmas.